Sugestões para pacientes 

Quanto às medicações

Muitos pacientes com paranoia sensitiva desconfiam de medicação psicotrópica devido a 3 razões :

1. Eles acreditam que drogas psicotrópicas irão alterar a personalidade deles

Na verdade, pacientes com paranoia sensitiva respondem bem a drogas psicotrópicas em doses apropriadas. Altas doses são desnecessárias: doses convencionais para antidepressivos e baixas doses para neurolépticos. Os corpos dos pacientes com paranoia sensitiva geralmente toleram de forma bastante fácil essas doses de medicação, o que permite a eles, ao contrário do que se acredita, a facilmente recuperar a personalidade real ao mesmo tempo que evita episódios de delírio.

2. Eles acreditam que a necessidade da medicação os classifica como mentalmente doentes e, portanto, isso os desvaloriza

De fato, pacientes com paranoia sensitiva tem valores fortes: eles são sensíveis, ambiciosos, rigorosos, com um profundo senso de valores morais e éticos. Ao se submeter ao tratamento para evitar episódios de delírio, eles podem se desempenhar ainda melhor que a grande maioria da população que não toma a medicação.

3. Eles acreditam que as medicações não são úteis, já que às vezes o paciente pode passar muitos meses sem medicação e não ter problemas

Como podemos ver em relação a neurose sensitiva, na seção sobre Características Clínicas, episódios repetidos de delírios agudos devem ser absolutamente evitados, pois o corpo do paciente se torna acostumado aos delírios e episódios delirantes são disparados de forma cada vez mais fácil. O tratamento previne a emergência de novos delírios e gradualmente controla a doença. Introdução à medicação no início de um episódio de delírio seria tarde demais, pois o efeito benéfico é   

Quanto à psicoterapia

Pacientes com paranoia sensitiva tem por característica uma vida interior intensa, dificuldades de relacionamento e problemas de consciência, o que piora consideravelmente o estresse e a pressão mental. Psicoterapia, com o objetivo de reduzir essa pressão, permitir encontrar grandes insights e identificar cada uma das dificuldades é particularmente benéfica.

Quanto ao isolamento

Pacientes com paranoia sensitiva são solitários, desconfiados e reservados. Lá no fundo, eles acreditam que as ideias deles são as melhores e, portanto, eles não precisam de ouvir os conselhos de ninguém. Por outro lado, eles sofrem terrivelmente por estarem sozinhos, e não serem apreciados ou bem-quistos por outras pessoas, porque são muito sensíveis, o que aumenta consideravelmente o estresse e a depressão.

Pacientes com paranoia sensitiva devem lutar contra o isolamento, fazer esforços para se juntar a atividades em grupo (esportes, times, associações, lazer, clubes, etc) e para particiar tanto quanto possível dessas atividades.